Dedetizadora em São Paulo
(11) 96942-6607

Desratização

O que é desratização?

A desratização é um processo com técnicas específicas para eliminar ratos nas áreas urbanas das cidades. Existe inúmeros tratamentos para eliminar os roedores.

Os ratos são pragas vetores que podem espalhar doenças, contaminar alimentos e destruir instalações eletrica.

À medida que a população de ratos cresce e se reassenta, as pessoas têm uma chance maior de serem expostas às doenças transmitidas por roedores. A urina e caspa de roedores também contêm alérgenos que podem causar reações alérgicas ou desencadear sintomas de asma em pessoas sensíveis e mais de 3.000 pessoas são tratadas em departamentos de emergência anualmente por mordidas de ratos.

Métodos de Desratização

Para que o processo de desratização seja eficaz, são adotado um conjunto de ações para eliminar os roedores do ambiente. Antes de definir os métodos para a desratização, informações como o grau de infestação, espécie de ratos e tipo de ambiente são indispensável para usar as estratégias de sucesso no processo o processo de desratização.

Em são Paulo, as estratégias mais usadas são:

 

 

dedetizadora sp

 

 

dedetizadora sp

 

Desratização com uso de iscas raticidas Granulada e parafinadas:

Esse processo é o mais utilizado para eliminar ratos em empresa, residências e condomínios.

Vantagens:

  • Não tem cheiro. não precisa ficar fora da casa e nem tirar os animais domésticos.
  • O processo é hemorrágico, ou seja, os ratos comem sem que percebam que são venenos, após todos se alimentarem eles morrem.
  • Garantia de até 06 meses.

Desratização com uso de pó químico:

São utilizados em muros e locais onde seja passagens para os roedores.

Desvantagens:

  • O produto é vulnerável a chuva. Pode molhar em áreas externas
  • Vulnerável a força do vento. Por se tratar de um pó, é facilmente removido pelo vento.
  • Risco de contaminar outros ambientes. Os ratos pisam no veneno/pó é acabam andando por todo ambiente contaminando alimentos, medicamentos e utensílios domésticos

Desratização com uso de tela de proteção:

São utilizados em imóveis com fácil acesso para os ratos como esgotos e saídas de afluentes, frestas no forro/telhado.

Vantagens:

  • Reduz a possibilidade de os ratos adentrarem a casa
  • Dificulta o acesso de outras pragas como baratas e pombos

Desvantagens:

  • Não elimina os ratos
  • O custo triplica comparando ao processo com iscas raticidas
  • Não garante que os ratos não entre por cima do muro, telhado e vaso sanitári

Espécies de ratos em São Paulo

Basicamente são 3 os principais tipos de rato que existem em São Pulo. São Eles:

Ratazana ou rato de esgoto (Rattus norvegicus)

A ratazana é a espécie mais comum de roedor encontrada no Brasil. Seu corpo é maior do que as outras espécies: o macho pesa cerca de 350g, enquanto a fêmea pesa 250g.Dedetizadora sp ratos esgoto

As ratazanas podem chegar a medir 50cm entre corpo e cauda, e são encontradas nas cores cinza e castanho. Elas têm orelhas pequenas, pele áspera e pequenas membranas natatórias nos pés.

Esses animais possuem, ainda, ótima audição e são sensíveis a ultrassom. São onívoros, sendo capazes de metabolizar diversos alimentos, e ágeis, saindo em disparada quando percebem o perigo. Por isso, a dedetização dessa espécie é sempre um desafio.

Esse tipo de rato gosta de ambientes escuros, com calor e umidade, por isso são comumente encontrados em estações e tubulações de esgoto.

Ratos de telhado ou ratos pretos (Rattus rattus) 

O rato-de-telhado, também conhecidos como rato-preto, é maior que o camundongo. Este pode chegar a pesar até 300g, seu corpo mede de 12,75 a 18,25cm e a cauda pode chegar a 22cm. São pretos, possuem orelhas grandes, têm baixa visão e são excelentes escaladores.

Gostam de andar em grupos e recebem o nome de ratos-de-telhado exatamente por serem encontrados no alto dos prédios.Dedetizadora em SP RATOS

Seus hábitos são noturnos e costumam se alimentar com poucas quantidades de legumes, carnes, raízes, frutas e até pequenos insetos.

Altamente presentes em áreas urbanas, os ratos-de-telhado podem ser encontrados em sótãos, arbustos, buracos em muros, armazéns e principalmente zonas portuárias.

Camundongos (Mus musculus)

Esse é o tipo de rato mais fácil de se identificar devido ao tamanho pequeno. O mamífero pesa de 20 a 40g e seu corpo mede de 6,5 a 9,5cm, sem incluir a cauda que pode chegar a até 10cm.

É a menor entre as 3 espécies de ratos. Tem orelhas grandes e arredondadas, muita inteligência e sociabilidade com humanos, cauda nua e longa, e não possui membrana interdigital, o que faz dele um péssimo nadador. Tem hábitos noturnos e o seu olfato é altamente desenvolvido. Apresenta-se nas cores branca ou cinza-acastanhada. DEDETIZADORA SP

Geralmente, os camundongos são encontrados em casas, fazendas, paredes, forros de casas e locais que sejam preferencialmente secos. Preferem sempre morar próximos aos locais que são fontes de seus alimentos (gostam de derivados de leite e carne).

Ratos: transmissão de doenças e destruição

Os ratos são conhecidos pela transmissão de diversas doenças – muitas delas, inclusive, fatais aos seres humanos.

Doenças causadas pelos roedores

  • Leptospirose: Conhecida como “doença do rato”, a leptospirose é causada pela bactéria Leptospira, que tem o roedor como um de seus principais hospedeiros. A bactéria vive dentro dos rins dos animais e é liberada por meio da sua urina.

A infecção nas pessoas se dá pelo contato direto com a urina de ratos contaminados ou através da água, dos alimentos e do solo contaminados pela secreção dos animais. A doença é tratada com antibióticos, mas, se negligenciada, pode levar à morte. Além do homem, os cães também podem ser infectados pela bactéria e desenvolver a leptospirose, muitas vezes fatal.

  • Síndrome pulmonar por hantavírus: A hantavirose é uma doença rara transmitida pelos roedores, porém, é potencialmente fatal. É causada por um vírus da família Bunyaviridae, encontrado na urina, nas fezes e na saliva dos ratos. Embora o contato direto com dejetos seja perigoso, a contaminação das pessoas pode se dar pela simples respiração do ar contaminado. Não existe tratamento específico para combater o vírus, apenas se tratam as infecções pulmonares que ele provoca.
  • Tifo murino: Também conhecido como febre murina, o tifo é uma infecção causada por uma bactéria, a Rickettsia typhi. Ela é transmitida às pessoas pelo contato com as pulgas que parasitam os ratos. Entre os sintomas estão a febre alta persistente, as dores pelo corpo e a confusão mental.

O tratamento é feito com antibióticos e, embora tenha mortalidade baixa na população em geral, afeta mais significativamente os idosos. É importante destacar que o tifo murino é diferente da febre tifóide, uma das doenças transmitidas por baratas.

  • Peste bubônica: A peste bubônica, ou peste-negra, é talvez a mais famosa doença transmitida por roedores. Causada pela bactéria Yersinia pestis, a doença provocou diversas epidemias no decorrer da História, alterando a densidade demográfica em muitas populações.

Hoje, a doença é considerada rara, mas ainda preocupante, já que pode levar à morte de pessoas e animais contaminados. O tratamento é realizado com antibióticos.

 

  • Febre da mordida do rato:Diferentemente da leptospirose, que é transmitida pela urina dos roedores, essa doença pode infectar as pessoas por meio da mordida ou do arranhão de um rato. O patógeno causador da doença é a bactéria Streptobacillus moniliformis.

A contaminação também pode ocorrer de forma indireta, ao ingerir água ou alimentos contaminados com os dejetos dos roedores. A doença é sistêmica, ou seja, afeta o corpo humano como um todo, e é tratada com antibióticos.

  • Meningite eosinofílica: Esse é um tipo de meningite rara, mas que listamos aqui para que você saiba que nem só vírus e bactérias são causadores de doenças transmitidas por roedores. Essa infecção no cérebro (que também provoca o aumento dos glóbulos brancos do sangue) é causada pelo verme Angiostrongylus cantonensis, encontrado no pulmão dos ratos e no organismo de outros animais, como o caramujo.

Os sintomas são comuns a outras meningites, como febre, vômitos, dor de cabeça e rigidez na nuca. É preciso internação hospitalar para                 tratar a doença com antiparasitários, analgésicos e corticoides.

Precauções para limitar a exposição doméstica

A remoção de fontes de alimento, água e itens que fornecem abrigo para roedores é a melhor maneira de evitar o contato com roedores. Onde necessário, controle os roedores usando uma abordagem integrada de manejo de pragas que inclua saneamento ambiental, armazenamento adequado de alimentos, proteção contra roedores, armadilhas e envenenamento.

  • Dentro de casa

Mantenha os alimentos e a água cobertos e armazenados em recipientes à prova de roedores. Um recipiente à prova de roedores é feito de plástico grosso, vidro ou metal e tem uma tampa bem ajustada.

Mantenha os alimentos para animais de estimação cobertos e armazenados em recipientes à prova de roedores. Permita aos animais de estimação apenas comida suficiente para cada refeição e, em seguida, armazene ou jogue fora qualquer comida restante. Não deixe comida ou água em excesso durante a noite.

Descarte o lixo de forma frequente e regular. Se armazenar lixo e restos de comida dentro de casa, faça-o em recipientes à prova de roedores.

  • Lave pratos, panelas e utensílios de cozinha imediatamente após o uso.

Remova os restos de comida e limpe qualquer comida derramada nas áreas de cozimento e alimentação.

Não guarde latas vazias ou outros recipientes abertos com restos de comida dentro de casa.

  • Fora de casa

Descarte os detritos e o lixo o mais rápido possível. Armazene pilhas de madeira e pilhas de madeira ou outros materiais pelo menos 12 polegadas acima do solo e o mais longe possível de casa.

Armazene o lixo em recipientes à prova de roedores com tampas bem ajustadas.

Armazene grãos e ração animal em recipientes à prova de roedores.

Remova todas as fontes de alimento, incluindo carcaças de animais, que possam atrair roedores.

Leve embora lixo, veículos abandonados, pneus descartados e outros itens que possam servir como ninhos de roedores.

Mantenha a grama curta e corte ou remova arbustos e arbustos densos que possam fornecer cobertura e proteção aos roedores.

Os ratos podem entrar na casa por um buraco do tamanho de uma moeda. Os ratos podem entrar por um buraco do tamanho de uma moeda de dez centavos. Vede as lacunas e buracos dentro e fora da casa com mais de ¼ de polegada de diâmetro com qualquer um dos seguintes materiais.

DEIXE SUA CASA OU EMPRESA LIVRE DOS RATOS!

Benefícios do Serviço da Desratização

A desratização é eficiente para eliminar os ratis da sua casa, empresa ou condominio. Mas, para que o serviço seja feito com segurança e garantia, é fundamental profissionais qualificados no manejo de pragas urbanas

Controle de pragas urbanas
Mais segurança à saúde dos moradores
Manutenção da limpeza dos ambientes
Seguridade de equipamentos e fios