Dedetizadora em São Paulo
(11) 96942-6607

Descupinização

A descupinização é um conjunto de estratégias para eliminar os cupins de madeira seca e cupins subterrâneos dos imóveis. Esses serviços são realizados pelas Empresas de Controle de Pragas Urbanas, conhecidas como dedetizadora.

Para cada espécie de cupim as dedetizadoras utilizam um método especifico para eliminar os cupins. Entre os métodos de descupinização estão:dedetizadora em são paulo

Métodos para a descupinização:

Os métodos mais eficazes na descupinização

1) Descupinização por injeção:  Injeção da calda cupinicida no madeiramento afetado. Esse procedimento é aplicado em furos existente ou feitos com furadeiras em móveis e componentes de madeira.

2) Descupinização com barreira química: Esse método forma uma barreira protetora contra os cupins. São utilizados para o extermínio de cupins de solo/subterrâneos

2) Descupinização com pulverização: procedimento eficaz para tratar móveis, armários e outros componentes de superfícies exposta.

4) Descupinização com polvilhamento: Inseticida em pó seco é ideal para tratamento de cupins em condutores de eletricidade.

Para eliminar efetivamente esses cupins, profissionais especializados e métodos adequado faz toda diferença. Nossos serviços de descupinização atende os mais diversos tipos de edificações e espécies de cupins. Solicite um orçamento de descupinização e tire outras duvidas sobre os procedimentos e valores para os serviços de controle de pragas.

Os cupins:

Todos os anos, os cupins invadem milhões de residências, causando danos às estruturas e componentes de madeira dos imóveis. Embora sejam encontrados em todas as estações do ano, mas com a chegada da primavera e das temperaturas mais altas, é preciso redobrar a atenção com a proliferação de insetos, como os cupins. Nessa temporada do ano, o problema costuma bater na porta das casas dos brasileiros. A presença destes pequeninos é denunciada na forma de resíduos e grânulos uniformes de madeira, vistos mais comumente em guarda-roupas, portas, molduras e móveis e até mesmo na forma de pequenos túneis de terra em cantos escondidos de uma edificação, em estruturas de telhados ou instalações elétricas.dedetizadora são paulo

Atuando de forma silenciosa, os cupins são capazes de comprometer a estrutura de uma casa em poucos meses.

Os cupins pertencem à ordem de insetos Isoptera, que significa "asas iguais". O sistema digestivo dos cupins contém uma variedade de microorganismos para auxiliar na digestão da fibra vegetal celulose.

Os cupins desempenham papéis ecológicos importantes, fornecendo ninhos para lagartos, pássaros e gambás, decompondo a matéria orgânica, devolvendo nutrientes ao solo e auxiliando na aeração do solo.

Os cupins são frequentemente chamados erroneamente de 'formigas brancas'. Este termo não deve ser usado porque os cupins não são brancos nem formigas.

 

Colonias

Os cupins vivem e trabalham juntos em ninhos ou colônias. Os membros da colônia assumem diferentes formas ou ‘castas’. Esses incluem:

Os cupins alados são os verdadeiros cupins adultos. Possuem olhos, asas, coloração mais escura e são férteis. Suas asas são iguais em tamanho e forma e têm o dobro do comprimento de seu corpo. Eles se desprendem depois que o vôo colonizador é feito. As asas caídas são uma boa indicação da presença de cupins.

Reprodutivos

Estas são as formas sexuais da colônia, incluindo futuros reis e rainhas de colônias ainda a serem estabelecidas.

Os reprodutores vivem em uma câmara central no ninho onde uma fêmea, ou ‘rainha’, colocará muitos milhares de ovos a cada ano durante sua vida de aproximadamente 10 anos. Os machos, ou ‘reis’, são responsáveis ​​por fertilizar as rainhas. Múltiplos reprodutores são comumente observados.

Os cupins jovens se desenvolvem na colônia descamando as cutículas ao final de cada estágio de crescimento, mudando gradativamente até atingirem a operária, soldado ou adulto (forma alada). Se as rainhas morrerem, alguns reprodutores suplementares podem continuar na colônia como neotênicos.

Os reprodutores são geralmente mais escuros do que os trabalhadores e soldados. Possuem olhos funcionais e sua pele (cutícula) mais robusta é capaz de resistir ao ambiente externo. Após o vôo, ao contrário de outros insetos, as asas decíduas dos cupins são descartadas e as pilhas de asas perdidas são uma boa pista para infestações de cupins.

Soldados

Os soldados têm cabeças maiores e mais escuras do que as outras castas. Eles são cegos, sem asas e têm órgãos reprodutivos subdesenvolvidos

Os soldados são mais resistentes do que as outras castas e demoram mais para morrer devido à maioria das toxinas, exposição ou fome. É seu papel defender a colônia, se perturbada, enquanto os danos são reparados pelas operárias.

Soldados existem em diferentes formas. A maioria das espécies possui soldados, com mandíbulas (mandíbulas) bem desenvolvidas, usadas para esmagar atacantes, como formigas.

Soldados fragmóticos têm uma cabeça muito grande, que pode ser encaixada em túneis para bloquear atacantes. Os cupins de madeira seca, que usam essa estratégia, são apenas introduções ocasionais a Victoria.

Trabalhadores

As operárias representam o maior número de cupins dentro da colônia e, portanto, são as responsáveis ​​pelos maiores danos. Eles coletam comida, cuidam de outros cupins, constroem túneis e reparam danos, além de cuidar dos reis, rainhas e seus filhotes. Acredita-se que esses cupins trabalhem 24 horas por dia durante seus 4 anos de vida. Os cupins operários geralmente não são pigmentados. Eles são cegos, sem asas e têm órgãos reprodutivos subdesenvolvidos.

Ovos e filhotes

Os cupins eclodem de ovos que foram cuidados por seus companheiros de ninho em viveiros especialmente construídos.

Ovos de cupim

Assim que têm idade suficiente, os jovens trabalham na colônia, onde os empregos mudam com a idade e a maturidade.

Voo colonizador

Uma vez que uma única colônia se torna suficientemente grande, ela produz reprodutores alados que esperam em câmaras especialmente construídas até que estejam prontos para deixar o ninho e empreender um vôo colonizador.

Eles deixam o ninho como um enxame sob condições de alta umidade, ar parado e, às vezes, pouca luz. Os cupins não são fortes voadores e geralmente voam apenas até 1 km, embora brisas e correntes ascendentes possam levá-los muito mais longe.

Ao pousar perto de um local adequado para o ninho, a fêmea perde as asas e emite um cheiro de chamamento. Os machos respondem rapidamente.

Eles cavam e nas próximas semanas, acasalam e cuidam de seus filhotes até que obreiros suficientes se desenvolvam para assumir as funções de cuidado.

Às vezes, novas colônias são estabelecidas por brotamento. Acredita-se que isso ocorra quando as extremidades da colônia perdem contato e se tornam independentes.

Ciclo de vida do cupim

Acredita-se que o rei e a rainha primários emitam hormônios, que suprimem o desenvolvimento sexual do resto da colônia. No entanto, esse controle falha se o território for muito grande ou se o contato com os grupos for perdido.

Ciclo de vida dos cupins

Os cupins trabalham juntos em ninhos ou colônias. Eles eclodem dos ovos como larvas, que são alimentadas por cupins adultos. Eles então se desenvolvem em quatro formas ou ‘castas’ de cupim:

Alados – possuem olhos, asas, coloração mais escura e são férteis.

Soldados – têm cabeças grandes e escuras, são cegos, sem asas e têm órgãos reprodutivos subdesenvolvidos. Soldados são mais resistentes do que outras castas e podem levar mais tempo para serem controlados. Algumas espécies de cupins soldados têm mandíbulas fortes (mandíbulas) usadas para esmagar atacantes, como formigas.

Trabalhadores – são incolores, cegos, sem asas e têm órgãos reprodutores pouco desenvolvidos. Os trabalhadores são a maior casta dentro de uma colônia e, portanto, são os responsáveis ​​pela maior parte dos danos.

Reprodutores – que são de cor mais escura do que outras castas, têm olhos funcionais e pele robusta. Esta casta se torna os líderes das futuras colônias.

A temperatura, a qualidade dos alimentos e a atividade da colônia determinarão quanto tempo leva para um cupim se desenvolver de ovo a adulto.

Ninhos de cupins

Os ninhos e túneis são mantidos úmidos porque os cupins operários não suportam umidade baixa por longos períodos de tempo. A temperatura de um grande colonia varia entre 10 °C e 35 °C, mas raramente varia mais de um grau por dia. A umidade relativa é de aproximadamente 100 por cento. A umidade necessária para manter a temperatura e a umidade é obtida do solo, vazando encanamentos ou madeira em decomposição.

É importante identificar corretamente o tipo de cupim-praga antes de iniciar o tratamento. Isso o ajudará a entender os hábitos da colônia, localizar o ninho e indicar o método de controle mais adequado.

Espécies de cupins são melhor identificadas por seus cupins soldados, que possuem as características mais proeminentes.

Esta é a maior espécie de cupim de São Paulo, às vezes chamada de cupim de solo/subterrâneos. Eles geralmente são encontrados em grandes estruturas de madeira (especialmente árvores mais velhas) e são mais comuns em áreas úmidas.

img_divider

Benefícios do Serviço de descupinização

A descupinização é eficiente para eliminar diversas pragas ao mesmo tempo. Mas, para que o serviço seja feito com segurança e garantia, é fundamental uma empresa séria e produtos de qualidade.

Controle de pragas urbanas
  Mais segurança à saúde dos moradores

Manutenção da limpeza dos ambientes
Seguridade de equipamentos e fios

Contamos com uma equipe técnica especializada para realizar a descupinização do seu móvel sem danos a pessoas e animais.
A Nova Ambiental utiliza produtos autorizados pela Vigilância Sanitária, que são efetivos nos serviços de controle de insetos (desinsetização), controle de ratos (desratização) e controle de cupins (descupinização). Nossa equipe opera equipamentos profissionais e segue manuais de boas práticas. Assim, asseguramos a preservação do meio ambiente e da saúde humana
A Nova Ambiental é uma empresa de controle de pragas comprometida com a saúde de nossos clientes e colaboradores. Equipamentos adequado, procedimentos e orientação aos clientes e descarte adequado das embalagens segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)